Massas específicas máximas teóricas procedimento vácuo/Rice


A massa específica máxima teórica, tradicionalmente denominada densidade máxima medida (DMM), é dada pela razão entre a massa do agregado mais ligante asfáltico e a soma dos volumes dos agregados, vazios impermeáveis, vazios permeáveis não preenchidos com asfalto.

Neste método vamos tradar do procedimento de densidade especifica máxima pelo procedimento a vácuo, (James Rice que é o desenvolvedor desse procedimento).

Massa específica máxima medida – procedimento com vácuo

A obtenção da densidade em laboratório pode seguir os métodos norte-americanos ASTM D2041 (2000), AASHTO T 209 (1999) ou o método europeu EN 12697-5.

Procedimento para realização do ensaio

Pesa-se, inicialmente, 1.500g da mistura (para tamanho máximo nominal de até 12,5mm) em um recipiente de massa conhecida. Em seguida, ele é preenchido com água a 25°C até que toda a mistura fique coberta. É então aplicada uma pressão de vácuo residual no recipiente de 30mmHg (aplicação de 730mmHg), por um período de 15 minutos, a fim de expulsar o ar existente entre os agregados recobertos pelo filme de ligante. Após o período de vácuo, é restabelecida a pressão ambiente no recipiente. Completa-se então com água o volume do recipiente. O conjunto (recipiente, mistura asfáltica e água) é imerso em banho térmico para obtenção de equilíbrio de temperatura e posteriormente pesado.

A vantagem do procedimento descrito é a obtenção da massa específica da mistura asfáltica sem a necessidade da obtenção das massas específicas dos seus constituintes separadamente, além de já considerar a absorção de ligante pelos agregados.

Calculo da massa específica máxima medida, ou Gmm:

A Gmm é determinada pela formula: Gmm = A/(A+B_C)*0,9971

Onde:

A = massa da amostra seca em ar, g;

B = massa do recipiente com volume completo com água, g;

C = massa do recipiente + amostra submersa em água, g.

Calibração do Kitasato

Colocando o material no Kitasato

Pesando o Kitasato completo (Kitasato , água e Concreto asfaltico)

Referencia no manual de pavimentação asfáltica.

Engenheiros participantes :

Liedi Bariani Bernucci Laura Maria Goretti da Motta Jorge Augusto Pereira Ceratti Jorge Barbosa Soares

Recent Posts
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now