“INOVAÇÃO” PENSANDO NA NATUREZA LABORATORISTA CRIA MÉTODO PARA ECONOMIZAR ÁGUA.


A sobrevivência dos seres vivos depende de vários fatores, um dos mais importante é a disponibilidade de água, e pensando na natureza o jovem laboratorista Richardison conhecido no trecho como Chapada criou método para economizar.

Em muitos laboratórios de construção civil é utilizado o aparelho Soxhlet que foi inventado em 1879 por Franz Von Soxhlet. O aparelho tem como objetivo extrair Lipídios e outros materiais que não pode ser desenvolvido com água, no laboratório de asfalto ele é essencial na extração de betume para descobrir a quantidade de ligantes contido em uma amostra de concreto asfáltico.

No momento da extração o aparelho necessita de uma corrente de água constante, muitos usam ele ligado em uma tubulação esperdiçando uma quantidade suficiente para mais de 200 pessoas tomar banho num dia. Trabalhando e analisando, Chapada teve uma brilhante ideia, “em vez de soltar toda água pelo ralo, porque não reutilizar ela novamente?”, conversando com amigos ele chegou à conclusão que poderia reutilizar toda água que passava pelo aparelho por várias vezes, e criou o sistema de retorno como mostra o vídeo abaixo.

Recent Posts
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now