Massas específicas máximas teóricas procedimento vácuo/Rice
A massa específica máxima teórica, tradicionalmente denominada densidade máxima medida (DMM), é dada pela razão entre a massa do agregado mais ligante asfáltico e a soma dos volumes dos agregados, vazios impermeáveis, vazios permeáveis não preenchidos com asfalto.
Neste método vamos tradar do procedimento de densidade especifica máxima pelo procedimento a vácuo, (James Rice que é o desenvolvedor desse procedimento).
Massa específica máxima medida – procedimento com vácuo
A obtenção da densidade em laboratório pode seguir os métodos norte-americanos ASTM D2041 (2000), AASHTO T 209 (1999) ou o método europeu EN 12697-5.
Procedimento para realização do ensaio
Pesa-se, inicialmente, 1.500g da mistura (para tamanho máximo nominal de até 12,5mm) em um recipiente de massa conhecida. Em seguida, ele é preenchido com água a 25°C até que toda a mistura fique coberta. É então aplicada uma pressão de vácuo residual no recipiente de 30mmHg (aplicação de 730mmHg), por um período de 15 minutos, a fim de expulsar o ar existente entre os agregados recobertos pelo filme de ligante. Após o período de vácuo, é restabelecida a pressão ambiente no recipiente. Completa-se então com água o volume do recipiente. O conjunto (recipiente, mistura asfáltica e água) é imerso em banho térmico para obtenção de equilíbrio de temperatura e posteriormente pesado.
A vantagem do procedimento descrito é a obtenção da massa específica da mistura asfáltica sem a necessidade da obtenção das massas específicas dos seus constituintes separadamente, além de já considerar a absorção de ligante pelos agregados.
Calculo da massa específica máxima medida, ou Gmm:
A Gmm é determinada pela formula: Gmm = A/(A+B_C)*0,9971
Onde:
A = massa da amostra seca em ar, g;
B = massa do recipiente com volume completo com água, g;
C = massa do recipiente + amostra submersa em água, g.
Calibração do Kitasato
Colocando o material no Kitasato
Pesando o Kitasato completo (Kitasato , água e Concreto asfaltico)
Referencia no manual de pavimentação asfáltica.
Engenheiros participantes :
Liedi Bariani Bernucci Laura Maria Goretti da Motta Jorge Augusto Pereira Ceratti Jorge Barbosa Soares